FICANDO BEM - SAÚDE E EQUILÍBRIO EM SUA VIDA

segunda-feira, 28 de março de 2011

Efeitos terapêuticos do riso


Efeitos terapêuticos do riso.

Descubra os beneficio ao organismo produzidos por uma boa risada.

É extremamente importante que uma pessoa dê risada. É comprovada a importância desse fenômeno que muito contribui para a saúde das pessoas. Veja o que acontece com o organismo:

1. O hormônio do estresse, que é produzido pelas glândulas supra-renais é reduzido.


2. Com o riso, suas lágrimas passam a ter mais imunoglobulinas, um anticorpo que é a sua primeira linha de defesa contra algumas infecções oculares provocadas por vírus e bactérias.


3. Sua boca também passa a ter mais imunoglobulina, o que resulta em uma melhor função imunológica.


4. O riso acelera a recuperação de convalescentes e é eficaz no combate a dor.


5. O poder do riso, de ativar a produção de endorfinas, é tão eficiente quanto a acupuntura, o relaxamento, a meditação, os exercícios físicos e a hipnose.


6. O nível de cortisol aumenta de forma nociva durante o estresse e com o riso diminui significativamente.


7. A pressão sanguínea aumenta durante o riso e cai abaixo dos níveis de repouso. O riso diminui a tensão muscular, um dos principais fatores que contribui com doenças ocupacionais, como a DORT – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.


8. O ar é expelido em grande velocidade pelos pulmões e pelo organismo quando você dá uma boa gargalhada. O corpo todo é oxigenado – inclusive o cérebro. Este fenômeno contribui tanto para que você pense com clareza, quanto para uma boa forma aeróbica.


9. O riso possui um efeito antiinflamatório nas juntas e nos ossos que contribui para reduzir a inflamação e aliviar a dor em condições artríticas.


10. Durante o estresse, a glândula supra-renal libera corticosteróides que são convertidos em cortisol na corrente sanguínea. Níveis elevados de cortisol têm um efeito imunossupressivo


11. O riso reduz os níveis de cortisol e protege o sistema imunológico – o estresse é o elo entre a pressão alta, a tensão muscular, o sistema imunológico enfraquecido, enfarto, diabetes e muitas outras doenças. (Vencer, Dez/01, p. 50).


Fonte: Academia Letras Brasil

Nenhum comentário: