FICANDO BEM - SAÚDE E EQUILÍBRIO EM SUA VIDA

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PROTEÍNA IMPEDE CALVÍCIE E CABELOS BRANCOS


Um estudo mostra que uma proteína conhecida como Wnt é essencial para o crescimento dos cabelos e a produção dos pigmentos existentes neles


As proteínas Wnt são necessárias para o crescimento do cabelo e a produção dos pigmentos que definem a cor dos fios

Um estudo inédito sobre células-tronco capilares descobriu a proteína responsável pelo crescimento e coloração dos cabelos. Há décadas, cientistas sabem que as células-tronco dos folículos capilares e dos melanócitos, as células produtoras de pigmento, interagem de alguma forma para produzir cabelo colorido. Até agora, no entanto, ninguém sabia exatamente como.

Em um trabalho publicado na Cell, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, a Dra. Mayumi Ito, da Universidade de Nova York, descobriu que uma proteína conhecida como Wnt é essencial nesse processo. O estudo feito em ratos mostrou exatamente como os caminhos sinalizadores da proteína Wnt permitem que as células-tronco dos folículos e dos melanócitos trabalhem juntas para gerar o crescimento capilar e produzir pigmentos.

A pesquisa mostrou que a anormalidade ou a ausência de Wnt inibe o surgimento de novos fios e impede a formação de cor. Além de indicar uma possível forma de tratamento para calvície e fios grisalhos, o estudo também pode ajudar a combater doenças graves, como o melanoma ou câncer da pele.

O corpo humano tem vários tipos de células-tronco com potencial de regenaração. Os métodos por trás da comunicação entre elas, descobertos nos fios de cabelo, podem dar pistas importantes para regenerar órgãos mais complexos. Além disso, ajuda a compreender doenças nas quais os melanócitos estão envolvidos.

Por Paula Rothman



Fonte Exame.com - Tecnologia

Nenhum comentário: