FICANDO BEM - SAÚDE E EQUILÍBRIO EM SUA VIDA

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CERTO OU ERRADO?

E aí, você acha certo ou errado achar alguma coisa certa ou errada?
É interessante, a mente está sempre julgando se algo é certo ou errado. Muito freqüentemente achamos errado alguém achar algo errado ou certo, mas não vemos que também estamos achando esta coisa errada. Freqüentemente também criamos a verdade que diz que é errado achar algo errado, e por isso sofremos porque não queremos achar nada errado, mas acabamos achando. Mas se nos apegarmos na verdade que diz que algo é certo também será um problema, porque vamos dizer que o outro que acha aquilo errado está errado porque nós achamos certo. Loucura, não é? Mas é assim que vivemos.

Aqui está um exemplo prático. Freqüentemente criticamos alguém que critica algo porque julgamos que a critica é algo errado. Mas estamos fazendo o mesmo, ou seja, criticando o criticador. Ao criticar o criticador nos transformamos naquilo que tanto condenamos. Se eu acho errado criticar, o outro acha certo. Quem está certo ou errado? Eu diria que todos sempre estão certos, mas para si mesmos. Se a coisa parasse aí, não seria um problema. Mas estamos sempre querendo impor ao outro a nossa noção de certo/errado. Na verdade o grande problema é que não achamos que estamos certos/ errados para nós mesmos, mas para o Universo inteiro e assim não damos o direito dos outros também terem as suas próprias noções de certo/ errado.

Por exemplo, sujeito A acha certo fumar, mas sujeito B acha errado. Ok, A fuma e B não fuma. Mas A não vai querer mudar B e nem B vai querer mudar A. Cada um guardará a sua noção de certo/errado para si mesmo sem impor ao outro. Acredito que caminhamos para isso. Imagine um mundo onde todos se respeitam mesmo diante da diversidade de pensamentos e crenças? Acabam as discussões, guerras, tentativas de dominação, de controle, o poder, etc.

Faça um teste. Analise algumas noções de certo/errado que você tem. Compare com as noções de certo/errado das pessoas que convivem diariamente ao seu redor. Diante de uma contrariedade diga para si mesmo �ok, eu não concordo com ele, mas ele acha que está certo. O que eu posso fazer? O que realmente importa: o que eu acho certo ou o que ele acha certo? Ele está fazendo o que gosta, então vou respeitá-lo�. Você até pode se opuser fisicamente ao ato, mas sentimentalmente vai estar em paz. Haverá o respeito sentimental, mesmo que sua mente ainda continue dizendo que não concorda com aquilo. Você não vai sofrer por dentro porque ele está fazendo algo que está indo contra a sua noção de certo/errado. Você vai dizer: �é, não concordo, e daí? Quem sou eu para dizer o que os outros devem fazer ou deixar de fazer? Se eu tenho direito de ter meu certo/ errado, também vou dar o mesmo direito a ele�.

Agora vem a pergunta final para você refletir: eu estou certo ou errado? E você ter achado que eu estou certo ou errado foi algo certo ou errado?

Fonte: http://www.universalismo.org/

Nenhum comentário: