FICANDO BEM - SAÚDE E EQUILÍBRIO EM SUA VIDA

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Aprenda a controlar a ansiedade e entenda sua relação com a insegurança

A Auriculoterapia pode tratar a ansiedade e a insegurança.
Veja mais aqui: http://ficandoben.blogspot.com/2010/08/cristais-radionicos-e-sua-terapeutica.html

Ansiedade e insegurança, existe relação?

Resposta: Existe relação entre ansiedade e insegurança. Segundo a Associação Americana de Psiquiatria a ansiedade se caracteriza por uma preocupação excessiva com situações triviais do dia-a-dia, causando muitos transtornos. É um estado afetivo caracterizado por um sentimento de insegurança; é um desejo ardente, uma aflição, uma incerteza quanto ao amanhã. É a sensação, às vezes vaga, de que algo desagradável está para acontecer. Quando nos preocupamos excessivamente se algo que esperamos vai ou não acontecer, é porque de alguma forma estamos inseguros. Nestes casos, é importante buscar a origem da insegurança.

É possível aprender a domar a ansiedade?

Resposta: Sim, apesar de que muitas pessoas já têm como característica serem ansiosas. Podemos controlar a ansiedade na medida que conseguimos identificar seus sintomas e suas causas.

Os sintomas mais freqüentes são:

Sintomas psíquicos

- nervosismo
- distração
- dificuldade de concentração
- sensação de estar "no limite"
- inquietude
- irritabilidade
- apreensão
- sensação de alerta e tensão
- insatisfação com o presente
- impaciência
- vontade de agir
- cansaço e desânimo (que podem levar a depressão)
- insônia

Sintomas físicos
- agitação e tremores
- sudorese
- boca seca
- palpitações
- tensão muscular
- sensação de "aperto" no peito
- vertigens e tonturas
- náuseas
- constipação intestinal ou diarréia
- necessidade freqüente de urinar
- dor de cabeça
- sensação de frio na "boca do estômago"
- sensação de "bolo" na garganta, com ou sem dificuldade de engolir

Para diminuir a ansiedade é indicado exercícios de respiração, yoga ou meditação, que são técnicas que ajudam muito. Mas caso isso seja difícil de conseguir sozinho, o mais indicado é buscar auxilio de um psiquiatra que poderá prescrever uma medicação alopata ou homeopata ou um psicólogo para buscar a origem de sua ansiedade.

Quais são as principais causas da ansiedade?

Resposta: Vivemos em uma época em que tudo que acontece ao nosso redor, no mundo, de alguma forma colabora para que nos tornemos ansiosos.

Os problemas não se resolvem porque as pessoas tratam apenas os sintomas físicos provocados pela ansiedade, quando, na realidade, é preciso tratar as causas da ansiedade.

Causas mais comuns

- preocupação excessiva
- medo
- de críticas, de errar, não agradar
- dificuldade em dizer não para não magoar outra pessoa
- crenças negativas
- perfeccionismo

O que fazer para controlar a ansiedade e o nervosismo?

Resposta: É importante identificar as causas que provocam seu nervosismo, você sabe? Qual é sua reação quando isso acontece? Fica agressivo?

Pode ser que sua reação seja uma maneira de se defender, mas é preciso identificar as causas, pois nada adianta receitas prontas para algo que pode estar relacionado com todo seu histórico de vida.

Quanto à ansiedade, também é preciso identificar as causas. Respirar fundo é uma das técnicas para relaxar.

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria a ansiedade se caracteriza por uma preocupação excessiva com situações triviais do dia-a-dia, causando muitos transtornos. É um estado afetivo caracterizado por um sentimento de insegurança; é um desejo ardente, uma aflição, uma incerteza quanto ao amanhã. É a sensação, às vezes vaga, de que algo desagradável está para acontecer.

Relacionada com o futuro, o vir-a-ser e não o agora. Nega o presente, o que tem agora. Tudo o que está relacionado com o daqui-a-pouco, o amanhã, é ansiedade. Quanto mais expectativa mais ansiedade.

Em pequenas doses é saudável, mas em demasia se torna uma doença. Quando você está extremamente ansiosa, dificilmente sua mente vai atuar a seu favor. Resultado: seu desempenho cai e o prazer e a sensibilidade ficam comprometidos.

Outro fato que desencadeia a ansiedade é a expectativa do que pode vir a acontecer. Começa a idealizar um futuro próximo e acredita que ele vai se concretizar da maneira como pensou, sem base na realidade. Acaba se preocupando com algo irreal.

Como controlar a ansiedade

- Respirar profundamente;
- Conversar consigo mesmo, mantendo o diálogo interno;
- Obter informação sobre o que o está preocupando;
- Identificar os sintomas;
- Diminuir as expectativas;
- Viver e valorizar o presente

Ao remoer o passado, você deixa de lado o presente. Preocupar-se demais com o futuro pode reduzir sua capacidade de ação agora. Assim, nada mais coerente que viver o hoje.

- Identificar o que causa insatisfação;
- Identificar se depende apenas de você modificar a situação, se depende de outra pessoa, ou se não há como mudar algo no momento presente. Isso é importante para que você não desperdice sua energia, nem seu tempo, com aquilo do qual você não pode mudar ou ter o controle;
- Ter consciência que só poderá mudar o que depende de você;
- Procure ocupar-se e manter seus pensamentos no momento presente, não se “pré-ocupando” com o que poderá ou não acontecer. Isso é gasto de energia desnecessária;
- Permanecer no presente, permitindo-se sentir cada momento como se fosse único;
- Parar com a necessidade de querer ter controle sobre tudo, você pode não ter controle sob o amanhã, mas você poderá ter controle sob seus comportamentos hoje;
- Evitar relacionamentos negativos e/ou pessoas críticas: Receber atenções negativas é pior do que não receber qualquer atenção. Se você convive com alguém que sempre te faz se sentir sem valor algum, afaste-se dessa pessoa.
- Valorizar todas suas conquistas. Tire proveito das suas experiências positivas em vez de ficar lembrando e/ou lamentando as negativas.
- Praticar relaxamento;
- Fazer psicoterapia – autoconhecimento;
- Acredite em você, isso faz toda a diferença.

O mais indicado é procurar um profissional qualificado – psicólogo - para te orientar, e caso seja necessário a prescrição de medicação para equilíbrio químico, ele o encaminhará para um psiquiatra.

E lembre-se da Oração da Serenidade adotada pelos Alcoólicos Anônimos no mundo inteiro:

“Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir umas das outras”. Só por hoje!!!

Fonte: Rosemeire Zago é psicóloga junguiana
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/ansiedade01.htm

Nenhum comentário: