FICANDO BEM - SAÚDE E EQUILÍBRIO EM SUA VIDA

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dores no corpo? Saiba aqui o que você pode fazer para preveni-las

Dores no corpo? Saiba aqui o que você pode fazer para preveni-las

Apresentamos dicas que irão ajudar na prevenção da LER/DORT. São soluções simples que auxiliam na diminuição dos riscos de acidentes e alterações posturais, que podem ser aplicadas no seu ambiente de trabalho
 Estabeleça pausas:

É estabelecido pela NR17, o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados não deve exceder o limite máximo de cinco (cinco) horas, sendo que, no período de tempo restante da jornada, o trabalhador poderá exercer outras atividades, observado o disposto no art. 468 da Consolidação das Leis do Trabalho, desde que não exijam movimentos repetitivos, nem esforço visual; (117.034-1 / I3).

Fique atento à ergonomia:

A Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho.

O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano.

Confira abaixo, algumas dicas:


Seus cotovelos devem ficar na altura do tampo da mesa.


Quando estiver digitando, ajuste a cadeira de tal modo que seu tronco e suas coxas formem um ângulo de aproximadamente 100 a 110 graus.


Salto mais alto ocasiona dificuldades de posicionamento e dores lombares.


Ajuste a altura do suporte da cadeira em suas costas, de forma a lhe proporcionar bom apoio, sem forçar qualquer ponto da coluna.
Dedique pelo menos alguns minutos, três vezes por semana, à prática de exercícios para não se tornar sedentário.
Procure conhecer os recursos de ajuste de sua cadeira de trabalho.

A Ginástica laboral consiste na realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho que buscam prevenir tais problemas ocupacionais relacionados ao desempenho de suas atividades. Para que esta técnica seja eficaz são utilizados alguns acessórios que favorecem a otimização dos objetivos a serem concluídos. São eles: bolas massageadoras (fisiobol), colchonetes, bastões, elásticos (para exercícios físicos).

Claudia Aparecida Correia Dias - Terapeuta Ocupacional (CREFITO 9/5447) - SEMPRE/UNIMED

Nenhum comentário: